Atualmente tem-se falado muito sobre transtornos alimentares, entre eles, destaca-se a bulimia e a anorexia, as maiores vítimas destes transtornos são jovens ligados ao mundo da moda, mas não limitando apenas a estes jovens.
O fato de viver em uma sociedade onde a imagem vem em primeiro lugar, já influência muito na ideia de corpo ideal dos jovens, pois o belo é o que a mídia vende, modelos, atores e atrizes que pagam um preço alto pela fama. Exemplo disto temos a atriz global Debora Secco "ela emagreceu 8 kg desde que se despediu de Natalie Lamour. 'Massa magra é fácil de perder. Só mudei a série na academia e estou comendo menos proteína'."http://diversao.terra.com.br/tv/noticias/0,,OI5348136-EI12993,00-Deborah+Secco+emagrece+kg+para+papel+em+serie+global.html
Diante de fatos como estes, é fácil para algumas pessoas vivenciar momentos em que questões como: "Estou fora do meu peso", "preciso usar P", "estou fora da medida que são aceitas pelos padrões sociais". O que se lê nas revistas é: Emagreça e seja feliz, fique bonita em pouco tempo.
No entanto, nem todas as pessoas conseguem passar por situações como estas sem serem influenciadas pela industria da Beleza, e o fato de não terem Habilidades para lidar com as contingências sociais, pode causar problemas a saúde, como exemplo temos a Bulimia e a Anorexia.
Primeiro citarei a Anorexia.
De maneira geral, o pensamento adoecido e falho dos portadores da anorexia vai se caracterizar por uma obsessão pela perfeição do corpo, o fanatismo pelo culto ao corpo "perfeito".
A obsessão se torna tão forte que a distorção do corpo gera a ideia de estar "gordo" em indivíduos que estão pesando cerca de 38 kilos. A auto imagem da pessoa torna-se cada vez mais fora do real. Tendo como resultado, mudanças de conduta, deformações corporais e uso excessivo de medicamentos para emagrecer . inicialmente com sintomas leves, tais como queda dos cabelos, até complicações cardiovasculares, renais e endócrinas tão graves que podem levar a morte.
Enfim, este é um grande mal em nossa sociedade que deve ser olhado com mais atenção, é preciso mudar a forma de compreender o que é o belo, para que problemas como estes deixem de existir.
Caso queiram ler mais sobre o tema acessem a página http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=82
2 comentários:
Fico estarrecida de observar fotos como essa, a pessoa já possui uma beleza satisfatória, só pode ser uma patologia mesmo, pois a pessoa anoréxica fica extremamente feia e não percebe. Tempos difíceis esse nosso.
Sim, Luciana Rebello, tempos bem difíceis em que as pessoas, se garantem com o corpo, onde a imagem é mais importante que a essência!!
Postar um comentário